UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
FUNDAÇÃO instituída nos termos da Lei n.º 5.152 de 21/10/1966
São Luís – Maranhão
MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Aprovado pela Resolução CONSEPE N.º 05/88 e 04/95
Recomendado pela CAPES


EDITAL PPPG N.º 34/2007


A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna público que estarão abertas, no período de 12 de novembro a 03 de dezembro de 2007, as inscrições para a seleção ao Curso de Mestrado em Educação, no horário de 9:00h às 11:30h e de 15:00h às 17:30h, na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação, localizada na Av. dos Portugueses, s/n, Campus Universitário do Bacanga, obedecendo aos seguintes requisitos:

I – CLIENTELA
Serão aceitos graduados nos diferentes campos do conhecimento portadores de diplomas obtidos em Cursos Superiores de duração plena reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.

II - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Cópia do diploma de graduação e do histórico escolar;
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • 1 (uma) fotografia 3x4 recente;
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada, modelo disponível na Secretaria do Mestrado em Educação e no site http://www.educacao.ufma.br;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), no Banco do Brasil, em Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível na Secretaria do Mestrado em Educação e no site http://www.educacao.ufma.br;
  • Anteprojeto de pesquisa cujo tema esteja relacionado a um Grupo de Pesquisa do Mestrado em Educação, conforme exigências contidas no Manual de Seleção, disponível no site http://www.educacao.ufma.br e na Secretaria do Mestrado em Educação para consulta;
  • Memorial contendo análise das experiências profissionais e acadêmicas, razões da escolha do objeto de estudo, expectativas em relação ao Curso e perspectivas profissionais após sua conclusão, conforme exigências contidas no Manual de Seleção.

III - NÚMERO DE VAGAS

  • 26 (vinte e seis), conforme Quadro anexo ao Manual de Seleção.

IV – INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Detalhadas no Manual de Seleção disponível no site: http://www.educacao.ufma.br e na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação para consulta.

V – INSCRIÇÃO
A inscrição de que trata o presente Edital poderá ser feita pelo próprio candidato, por procuração particular, com firma reconhecida, ou por correspondência, via SEDEX. Neste caso, a documentação deverá ser postada no período estabelecido para a realização da inscrição. Não haverá inscrição condicional e qualquer valor pago não será devolvido, em hipótese alguma.

VI - GRUPOS DE PESQUISA

  • Política de Educação Básica
  • Educação e Trabalho: políticas e práticas da formação profissional
  • Arte, Cultura, Imaginário na Educação
  • Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente
  • Cultura Científica e Produção de Conhecimentos Educacionais
  • Educação Especial
  • Educação, Mulheres e Relações de Gênero
  • História e Memória da Educação Maranhense
  • História das Instituições e das Práticas Escolares
  • Reestruturação produtiva, a Mundialização do Capital, os Movimentos Sociais e o Estado Contemporâneo.
  • Política, História, Educação e Cultura do Campo.

A caracterização dos Grupos de Pesquisa encontra-se no Manual de Seleção, disponível no site http://www.educacao.ufma.br e na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação para consulta.

VII – SELEÇÃO
A seleção será feita no período de 07 de dezembro de 2007 a 18 de janeiro de 2008, constando de 2 (duas) etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória. A primeira etapa consistirá de uma prova escrita sobre tema da área educacional e da análise do anteprojeto. A nota mínima, em cada uma, para aprovação é 7,0 (sete), numa escala que vai de 0 (zero) a 10 (dez). A segunda etapa constará de entrevista, apenas realizada com os candidatos aprovados na primeira etapa. A entrevista será feita individualmente pela Comissão de Seleção, com o objetivo de discutir o anteprojeto, complementando-o com a análise do memorial. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) à entrevista que, somadas às notas da prova escrita e do anteprojeto, servirão para calcular a média aritmética com fins de classificação.
A prova escrita será realizada no dia 07 de dezembro de 2007, das 8:30h às 12:00h no prédio do Centro de Ciências Sociais - CCSo. Os critérios de avaliação da prova escrita e da entrevista encontram-se no Manual de Seleção.
O resultado da análise do anteprojeto e a realização das entrevistas serão estabelecidos em cronograma a ser definido pela Comissão de Seleção divulgado posteriormente e entregue aos candidatos no momento da realização da prova escrita.
Este cronograma ficará afixado nos Quadros de Avisos do Curso de Mestrado em Educação e no site http://www.educacao.ufma.br.
Em caso de empate, será utilizado para desempate o critério da nota mais alta na prova escrita e, em caso de novo empate, da nota mais alta atribuída ao anteprojeto.
O resultado final será divulgado em até cinco dias úteis após a conclusão dos trabalhos do processo seletivo, através da fixação de lista na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação e no site http://www.educacao.ufma.br.
VIII – EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
O exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) será realizado no prazo de seis meses, a contar do ingresso do aluno no Curso, e constará de prova escrita para avaliação da capacidade do aluno em traduzir e interpretar um texto científico.

IX – MATRÍCULAS
Os candidatos selecionados serão matriculados, no período de 03 a 07 de março de 2008, no horário das 9:00h às 11:30h e das 15:00h às 17:30h, na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação. O valor da matrícula é R$ 100,00 (cem reais) e o pagamento deverá ser efetuado no Banco do Brasil, em Guia de Recolhimento da União (GRU) disponível no site: http://www.educacao.ufma.br e na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação.

X – DURAÇÃO DO CURSO
O Curso terá a duração de 24 meses, podendo estender-se, excepcionalmente, até 30 meses, entendendo-se por término do Curso a data da defesa da dissertação de Mestrado.
OCurso funcionará em horário diurno com concentração de atividades no turno matutino.
O início do Curso está previsto para março de 2008, podendo ocorrer mudanças por razões de ajuste no calendário.
À Comissão de Seleção e/ou ao Colegiado do Curso de Mestrado em Educação caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.
Outras informações poderão ser obtidas na Divisão de Cursos de Pós-Graduação desta Pró-Reitoria, na Secretaria do Mestrado em Educação e no site: http://www.educacao.ufma.br.


Prof. Dr, JOÃO ELIAS MOUCHREK FILHO
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Leia o Edital Download de Formuários e Manual do Programa


Identificação :: Objetivos :: Linhas de Pesquisa :: Grupos de Pesquisa :: Estrutura Curricular
Corpo Docente :: Processo Seletivo :: Formulários :: Edital :: E-mail